O ILHÉOS HOTEL E SUA HISTÓRIA

O Ilhéos Hotel, construído em 1930, foi fruto da visão empreendedora e espírito pioneiro do Coronel Misael Tavares, que era o maior produtor individual de cacau do mundo, na sua época. Queria dotar a cidade de Ilhéus de um equipamento hoteleiro de alto nível, como nas grandes cidades.
 

Em 1928, o Coronel Misael Tavares assinou contrato com a firma Emilio Odebrecht e Cia. para a construção, em dois anos, do que seria o maior prédio da cidade, localizado em um dos pontos mais centrais. O prédio ocuparia um quarteirão, tendo 5 pavimentos. Funcionaria no térreo o Banco Misael Tavares, 2 depósitos de cacau e um bar. Os demais destinavam-se à instalação de um grande e luxuoso hotel. Seria o maior, o melhor aparelhado, o mais distinto e moderno de todo o interior da Bahia; talvez de todo o Estado.
Orçada em R$ 700.000:000, a construção do Ilhéos Hotel, foi considerado um grande empreendimento para época, considerando-se principalmente o desembolso por 1 única pessoa.

Construído em concreto armado e em sistema misto de concreto e alvenaria de tijolos, técnica moderna para época, suas fundações foram constituídas por 201 estacas de beribas variando os comprimentos; sobre as estacas, radiês de concreto armado, para receber as colunas da estrutura do prédio, destinadas à perfeita distribuição de esforço de pressão sobre a fundação.

Para sua construção e funcionamento quase tudo foi importado da Europa, principalmente da Inglaterra, França e Alemanha. O prédio teve o primeiro elevador do interior da Bahia, ainda em funcionamento. Com gerador próprio, necessário para suprir o precário fornecimento de energia elétrica da cidade. Água encanada nos apartamentos , telefone e sanitários completos para damas , cavalheiros, foram novidades nesse tipo de estabelecimento.

Imponente em sua estrutura neoclássica, causava admiração e espanto entre a população. O Ilhéos Hotel foi, por décadas, o melhor ou um dos melhores hotéis da Bahia.

O elevador é a peça mais histórica do prédio. Certamente o único no Brasil destes modelo em funcionamento, próprio para utilização hoteleira, pela sua característica de contar com porta bagagens abaixo da gabine de passageiros. Importado da Inglaterra pela OTIS, empresa conhecida mundialmente , foi a realizadora da restauração e até hoje presta serviços de manutenção ao elevador.

Serviços no padrão "3 estrelas", o Ilhéos Hotel, pela nova classificação da EMBRATUR, será o ÚNICO HOTEL HISTÓRICO DA CIDADE DE ILHÉUS, e, certamente, um dos poucos que poderão ostentar semelhante título no Estado. Ar Condicionado, Tv a cores , geladeira, telefone, vista para o mar ou centro histórico, nos apartamentos. Salões de convenção, sorveteria, lojas e bom serviço. Eis o ILHÉOS HOTEL.

Herdado pelo Sr. Misael Berbert Tavares, filho mais novo do Coronel, o Ilhéos Hotel foi todo restaurado, em 1984 pela empresa Mibeta, do engenheiro Gilberto Mário Tavares, um de seus filhos e neto do Coronel Misael Tavares.

Na restauração procurou-se manter o prédio com suas características originais, utilizando-se técnicas modernas com projeção de jatos de concreto na substituição de vigas e pilares. Foi todo adaptado às necessidades da hotelaria moderna.

Os antigos 43 quartos foram convertidos nos modernos 35 apartamentos (12 suítes), todos com sanitário completo. Modernizou-se o elevador; antes com comando manual e cabine de madeira, hoje, mantida sua estrutura e forma originais, dispõe de comandos eletrônicos e gabine panorâmica em blindex.

 

Muitas histórias e estórias podem ser contadas sobre o Ilheós Hotel, a cidade, a região e seu povo. Vale a pena conhecê-las.

Contato

 

ilheushotel1930@gmail.com

WhatsApp 73 98813-7002

Endereço

 

Rua Eustáquio Bastos 144 Centro

Ilhéus, BA  45653-020

Próximo ao Banco do Brasil

Aceitamos todos os cartões
Show More
  • Facebook Social Icon

© 2015 by GMTProcess